Mongólia - Alimentação - Bianca M

Alimentação Típica da Mongólia


Imagem relacionada


A Mongólia tem uma culinária exótica e diferenciada. Os mongóis tem uma culinária diferente em cada região, mas a culinária em geral consiste em carnes e vegetais. A pessoa mais admirada na cultura do país é o Genghis Khan, que foi o fundador da Mongólia. O motivo pelo qual ele é tão admirado foi pelo fato de ele ter conseguido alimentar 3 milhões de pessoas enquanto percorria longas distâncias. Sendo que os Mongóis são um povo nômade.

Era tradição dos Mongóis na épooca de Kublai Khan neto de Genghis Khan comer tiras de carne cortadas com o fio de espada com legumes, temperos e molhos e grelhavam a combinação em seus estudos. Depois de feita a comida eles se sentavam em um lugar elevado e dividiam as refeições.

A cozinha da Mongólia é muito rica em temperos  naturais, vegetais frescos e carnes.


Comidas:


  • Salada de figos com mel
  • Salada de Melancia e Cebola Roxa
  • Carré de cordeiro marinado ao estilo asiático
  • Lombo Oriental

Fontes de Pesquisa:



https://ideianutri.files.wordpress.com/2012/04/12.jpg 


MONGÓLIA: A família Batsuuri de Ulaanbaatar. Alimentos que serão consumidos em uma semana da família Batsuuri. O preço dessa comida mostrada na imagem a cima foi de R$: 40,06.

Fonte de Pesquisa:




Culinária nômade Mongol

Os nômades somam 30% da população, fomos recebidos por um taxista o que nos buscou no aeroporto e nos levou até sua casa ele e sua família vivem no estilo tradicional ou seja vivem nas tendas nas chamadas estepes nômades.

Ficamos muito contentes com esse convite. Viajamos no dia 10 de Junho e fomos a casa dele, nós também aprendemos um pouco sobre a religião xamanista.

Os nômades tem uma tradição de receber qualquer um que pedir hospedagem, porque elas acreditam ser abençoadas por isso. Quando chegamos a tenda fomos recebidos com um belo jantar, uma sopa de macarrão com carne e muito chá mongol. Tudo que for oferecido deve ser aceitado se dentro de seus limites. 

Separando o o leite para levar para a cidade

Na Mongólia o dia começa as 04h30 da manhã e acaba as 21h30 da noite. Os nômades sótrabalham quando ainda está sol. Eles nos deixaram a vontade para contribuir com as tarefas da casa. Os Mongóis ao receberem viajantes querem que eles descassem muito pois dizem que os viajantes se cansam muito nessa viagem


A primeira refeição foi um chá mongol salgado feito de leite, acompanhado da manteiga fresca, diversos queijos, chá preto com pão e bolachafrita de farinha.
Os nômades se alimentam apenas 1 vez por dia, porem com os viajantes eles respeitavam todas as nossas refeições. Os nômades acordavam tiravam leite de uma vaca e tiravam leite das ovelhas, faziam chás colocavam ervas, sal, preparavam manteiga e fritavam um biscoito de farinha.


Grande banquete oferecido. Carneiro cosido com pedras em brasas

No terceiro dia a família matou um carneiro para nós podermos almoçar. Eles aproveitavam tudo não jogavam nada fora. Eles cozinharam as vísceras com sangue e nos serviram como café da manhã. Algumas coisas comemos outras não havia como comer. A tarde comemos carneiro todo picado. Os nômades quando cozinham só utilizam 1 unica panela. Quando todos acabam de preparar a comida a mesa é posta do lado de fora da tenda.


Foram muitos peixinhos desses para nosso prato.

Os nômades não comem peixe apesar de morarem perto de um rio eles não comem peixe. Nós fizemos um almoço de agradecimento e usamos peixe e foi uma surpresa para eles provar o peixe.  

A casa onde moram chamada Ger.

Eles costuram coberturas feitas de pelos que vão embaixo da lona da ger para se prepararem para o inverno que é muito rigoroso.

A alimentação. Fazem quase tudo a base do leite e da carne. Fazem até a vodka a partir do leite. Olhem a flora batendo o leite para a vodka.

O banheiro deles é um buraco na terra que fica a uns 100 metros da ger (tenda).


Olha o lavabo nômade. Aqui é o lugar onde escovamos os dentes, lavamos as mãos e lavamos pequenos objetos. É só bater a mão naquele ferrinho embaixo que a água sai.

A água é tirada do poço com balde.


O fogão é para uma panela só e é usado também para aquecer a ger.

No verão, eles usam um fogão do lado de fora também.

Os nômades vivem em vales com seus animais e os animais os reconhecem pela voz, não há brigas entre eles e um ajuda o outro em dificuldades.

Não deixam perder nada, e não jogam nada fora. Tudo é aproveitado.

Família que nos receberam.

Na hora de ir embora , nós sofremos muitos pois já nos considerávamos parte da família, nós havíamos ganhado pais, irmãos, tios e avós. Nós conversamos e trocamos histórias. Estamos ansiosos para visita-los novamente.

Fonte de Pesquisa:

Comentários