História da Mongólia
![]() |
http://www.mining.com/genghis-khan-equestrian-statue/
O estado da Mongólia é um país localizado na Ásia Oriental, com um território de 1.564.116 Km², dimensões um pouco menores que as do estado do Amazonas. O país asiático possui uma população de 2.754.000 milhões e tem como capital Ulan Bator. O estado da Mongólia não tem saída para o mar, e faz fronteiras com a China ao Sul e a Rússia ao Norte.A língua oficial é o mongol. A maioria dos habitantes do país seguem o ramo lamaísta do Budismo, cerca de 93%, além de 3% de seguidores da religião Islâmica. Em 1206 d.C., um estado mongol foi formado com base em três grupos nômades, sob a liderança Genghis Khan. Ele e seus sucessores conquistaram quase toda a Ásia e a Rússia europeia. O neto de Genghis Khan, Kublai Khan, conquistou a China e estabeleceu a dinastia Yuan, o poder desse povo diminuiu rapidamente depois da derrubada dinastia mongol na China. O Manchus conquistam a China em 1644 formando a dinastia Quing, e submetem a Mongólia sob seu controle em 1691 com o nome de Mongólia exterior, os chefes Mongóis desfrutavam de uma autonomia considerável sob os Manchus. Em 1911 a Mongólia exterior passou a ser uma província chinesa a um estado autônomo sob proteção Russa, e novamente uma província chinesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército soviético-Mongol foi derrotado pelas forças japonesas, no verão de 1939, e uma trégua foi assinada para a criação de uma comissão para definir a fronteira da Magnólia e Manchúria, no outono do mesmo ano. Depois da guerra, a União Soviética reafirmou a sua influência na Mongólia. O país tornou-se membro das nações unidas em 1961.Durante o período das tensões sino-russas, as relações entre Mongólia e China se deterioraram. Depois da queda do Muro de Berlim em 1989, protestos pacíficos levam a renúncia do Politburo mongol em Março de 1990 e as principais eleições multipartidárias ocorrem em Julho de 1990. Na era democrática que seguiu as eleições de 1990, a Mongólia procurou manter boas relações com seus dois vizinhos imediatos, bem como os países democráticos mais distantes.
|
Localização da Mongólia
https://www.thinglink.com/scene/724258084662280193
Com extensão territorial de 1.564.116 quilômetros quadrados, a Mongólia é um país pouco povoado, visto que sua densidade demográfica (população relativa) é inferior a 2 habitantes por quilometro quadradoO território mongol apresenta atitude média de 1,5 mil metros abrigando o deserto de Gobie e as famosas montanhas Altai, que tem altitudes superiores a 4 mil metrosA Mongólia é uma nação asiática localizada nos territórios da Russia e da China, não possuindo saída para o mar. O país apresenta grande valor histórico, pois é herdeiro do Império Mongol, além de ter sido habitada por importantes tribos nômades, como por exemplo, os Hunos e os Turcos.
|
Culinária Típica da Mongólia
![]() |
http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2015/10/especial/227716-uma-aventura-bem-diferente-pelo-mundo.html
Bandeira da Mongólia
A Mongólia, país asiático localizado entre o norte da Rússia e a China, possui uma culinária exótica e diferenciada. Os hábitos alimentares da população variam bastante de acordo com a região, mas consistem sobretudo em carnes e vegetais.
A figura mais venerada na cultura popular do país é Genghis Khan, fundador do Império Mongol no século XIII. Uma das razões por ser tão idolatrado pelo povo é fato de ter conseguido alimentar de modo rápido e eficiente mais de 3 milhões de guerreiros enquanto percorria enormes distâncias, uma vez que os mongóis são um povo nômade.
Kublai Khan
Seu neto, Kublai Khan, foi responsável pela dominação total e reunificação da China, fundando a Dinastia Yuan. Há séculos, na província da Mongólia, os caçadores e guerreiros de Kublai Khan misturavam tiras de carne - cortadas com o fio da espada - com legumes, temperos e molhos, e grelhavam a combinação na parte côncava de seus escudos. Procuravam, então, um lugar elevado para se sentar e dividiam uma refeição comunitária preparada em uma chapa redonda.
A cozinha da Mongólia, do Vietnã, da Tailândia e da Índia é muito rica em especiarias como o ginseng, o ginko, o curry e o dahl, além de utilizar muito temperos exóticos. É uma culinária leve, saborosa e bastante saudável, pois reúne ingredientes naturais, vegetais frescos e proteínas, alimentos essenciais em uma dieta balanceada.
![]()
Receitas
Fonte de Pesquisa:http://cliqueagosto.r7.com/novidades/-exotica-culinaria-da-mongolia/
Pontos Turísticos |
A Mongólia é um dos últimos destinos intactos do mundo. É uma terra de mistério, de extremos, de espaço imensurável, onde o xamanismo ainda é praticado e as pessoas caçam com águias. Esta é uma terra tão diversa quanto é dramática, desde as montanhas escarpadas e florestas densas do norte, para as pastagens verdejantes das planícies centrais e as dunas do deserto no sul. Esta é uma terra onde a cultura, história e paisagem estão entrelaçada, onde pastores nômades ainda vagueiam na grande estepe como eles faziam na época de Genghis Khan, e onde a hospitalidade de seu povo é tão ilimitada quanto o seu terreno.
- Parque Nacional Gorkhi-Terelj – localizado a cerca de 80 km ao nordeste de Ulaanbaatar, na região de Tov Aimag. A 1600m, a área alpina é magnífica. Terelj foi inicialmente desenvolvido para o turismo em 1964 e 30 anos mais tarde, tornou-se parte do Parque Nacional Gorkhi-Terelj. Um dos pontos turísticos mais visitados dentro do Parque Nacional é o Turtle Rock, (Melkhii Khad em mongol), que é uma das muitas formações rochosas, que tem a forma de uma tartaruga.
http://retratos-del-mundo.blogspot.com.br/2013/11/parques-naturales-de-mongolia-iiparque.html |
- Reserva Natural Gun-Galuut – localizada a cerca de 130 quilômetros a leste de Ulaanbaatar, o local combina a diversidade de ecossistemas. O complexo harmonizado de altas montanhas, estepes, rios, lagos são mantidos em sua condição original. Entre os pontos populares estão: a vasta planície de Gun-Galuut, as imponentes montanhas Iscas e Berkh, os lagos Ikh-Gun e Ayaga, o rio Kherlen o mais longo da Mongólia, e Tsengiin Burd pantanal.
![]() |
https://sobreturismo.es/2009/04/24/la-reserva-natural-gun-galuut-en-mongolia/
![]()
![]()
![]() Hábitos da Mongólia
![]()
![]()
![]()
![]()
![]() Curiosidades da Mongólia
![]()
![]()
![]()
![]() |
- A Mongólia é um dos poucos países que tem os Leopardos-das-neves.

- A Mongólia é um dos poucos países que possuem uma reserva para os Tahki: que são cavalos selvagens.

- Bokn é um tipo de luto livre em que você só pode encostar o pé no chão, perde quem encostar qualquer parte do corpo sem ser o pé no chão.

- Jamsaran é uma deusa mongol venerada antes do budismo. Seu nome significa cota de malha, porque é isso que uma deusa da guerra veste. Até hoje a imagem dela é representada no folclore.

Comentários
Postar um comentário