Mongólia - Bianca Miranda

História da Mongólia


Imagem relacionada
http://www.mining.com/genghis-khan-equestrian-statue/ 



 O estado da Mongólia é um país localizado na Ásia Oriental, com um território de 1.564.116 Km², dimensões um pouco menores que as do estado do Amazonas. O país asiático possui uma população de 2.754.000 milhões e tem como capital Ulan Bator. O estado da Mongólia não tem saída para o mar, e faz fronteiras com a China ao Sul e a Rússia ao Norte.A língua oficial é o mongol. A maioria dos habitantes do país seguem o ramo lamaísta do Budismo, cerca de 93%, além de 3% de seguidores da religião Islâmica. Em 1206 d.C., um estado mongol foi formado com base em três grupos nômades, sob a liderança Genghis Khan. Ele e seus sucessores conquistaram quase toda a Ásia e a Rússia europeia. O neto de Genghis Khan, Kublai Khan, conquistou a China e estabeleceu a dinastia Yuan, o poder desse povo diminuiu rapidamente depois da derrubada dinastia mongol na China. O Manchus conquistam a China em 1644 formando a dinastia Quing, e submetem a Mongólia sob seu controle em 1691 com o nome de Mongólia exterior, os chefes Mongóis desfrutavam de uma autonomia considerável sob os Manchus. Em 1911 a Mongólia exterior passou a ser uma província chinesa a um estado autônomo sob proteção Russa, e novamente uma província chinesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército soviético-Mongol foi derrotado pelas forças japonesas, no verão de 1939, e uma trégua foi assinada para a criação de uma comissão para definir a fronteira da Magnólia e Manchúria, no outono do mesmo ano. Depois da guerra, a União Soviética reafirmou a sua influência na Mongólia. O país tornou-se membro das nações unidas em 1961.Durante o período das tensões sino-russas, as relações entre Mongólia e China se deterioraram. Depois da queda do Muro de Berlim em 1989, protestos pacíficos levam a renúncia do Politburo mongol em Março de 1990 e as principais eleições multipartidárias ocorrem em Julho de 1990. Na era democrática que seguiu as eleições de 1990, a Mongólia procurou manter boas relações com seus dois vizinhos imediatos, bem como os países democráticos mais distantes.

Fonte de Pesquisa:https://www.infoescola.com/asia/mongolia/ 




Localização da Mongólia

Imagem relacionada
https://www.thinglink.com/scene/724258084662280193 
Com extensão territorial de 1.564.116 quilômetros quadrados, a Mongólia é um país pouco povoado, visto que sua densidade demográfica (população relativa) é inferior a 2 habitantes por quilometro quadradoO território mongol apresenta atitude média de 1,5 mil metros abrigando o deserto de Gobie e as famosas montanhas Altai, que tem altitudes superiores a 4 mil metrosA Mongólia é uma nação asiática localizada nos territórios da Russia e da China, não possuindo saída para o mar. O país apresenta grande valor histórico, pois é herdeiro do Império Mongol, além de ter sido habitada por importantes tribos nômades, como por exemplo, os Hunos e os Turcos.

Fonte de pesquisa:http://brasilescola.uol.com.br/geografia/mongolia.htm 



Culinária Típica da Mongólia


Imagem relacionada
http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2015/10/especial/227716-uma-aventura-bem-diferente-pelo-mundo.html
Bandeira da Mongólia

A Mongólia, país asiático localizado entre o norte da Rússia e a China, possui uma culinária exótica e diferenciada.  Os hábitos alimentares da população variam bastante de acordo com a região, mas consistem sobretudo em carnes e vegetais.
A figura mais venerada na cultura popular do país é Genghis Khan, fundador do Império Mongol no século XIII. Uma das razões por ser tão idolatrado pelo povo é fato de ter conseguido alimentar de modo rápido e eficiente mais de 3 milhões de guerreiros enquanto percorria enormes distâncias, uma vez que os mongóis são um povo nômade.
Kublai Khan
Seu neto, Kublai Khan, foi responsável pela dominação total e reunificação da China, fundando a Dinastia Yuan.  Há séculos, na província da Mongólia, os caçadores e guerreiros de Kublai Khan misturavam tiras de carne - cortadas com o fio da espada - com legumes, temperos e molhos, e grelhavam a combinação na parte côncava de seus escudos. Procuravam, então, um lugar elevado para se sentar e dividiam uma refeição comunitária preparada em uma chapa redonda.
A cozinha da Mongólia, do Vietnã, da Tailândia e da Índia é muito rica em especiarias como o ginseng, o ginko, o curry e o dahl, além de utilizar muito temperos exóticos. É uma culinária leve, saborosa e bastante saudável, pois reúne ingredientes naturais, vegetais frescos e proteínas, alimentos essenciais em uma dieta balanceada.
Receitas



Pontos Turísticos 


Imagem relacionada

A Mongólia é um dos últimos destinos intactos do mundo. É uma terra de mistério, de extremos, de espaço imensurável, onde o xamanismo ainda é praticado e as pessoas caçam com águias. Esta é uma terra tão diversa quanto é dramática, desde as montanhas escarpadas e florestas densas do norte, para as pastagens verdejantes das planícies centrais e as dunas do deserto no sul. Esta é uma terra onde a cultura, história e paisagem estão entrelaçada, onde pastores nômades ainda vagueiam na grande estepe como eles faziam na época de Genghis Khan, e onde a hospitalidade de seu povo é tão ilimitada quanto o seu terreno.

  • Parque Nacional Gorkhi-Terelj – localizado a cerca de 80 km ao nordeste de Ulaanbaatar, na região de Tov Aimag. A 1600m, a área alpina é magnífica. Terelj foi inicialmente desenvolvido para o turismo em 1964 e 30 anos mais tarde, tornou-se parte do Parque Nacional Gorkhi-Terelj. Um dos pontos turísticos mais visitados dentro do Parque Nacional é o Turtle Rock, (Melkhii Khad em mongol), que é uma das muitas formações rochosas, que tem a forma de uma tartaruga.
Resultado de imagem para Parque Nacional Gorkhi-Terelj
http://retratos-del-mundo.blogspot.com.br/2013/11/parques-naturales-de-mongolia-iiparque.html 


  • Reserva Natural Gun-Galuut – localizada a cerca de 130 quilômetros a leste de Ulaanbaatar, o local combina a diversidade de ecossistemas. O complexo harmonizado de altas montanhas, estepes, rios, lagos são mantidos em sua condição original. Entre os pontos populares estão: a vasta planície de Gun-Galuut, as imponentes montanhas Iscas e Berkh, os lagos Ikh-Gun e Ayaga, o rio Kherlen o mais longo da Mongólia, e Tsengiin Burd pantanal.
Resultado de imagem para Reserva Natural Gun-Galuut
https://sobreturismo.es/2009/04/24/la-reserva-natural-gun-galuut-en-mongolia/

  • Parque Nacional Khorgo-Terkhiin Tsagaan Nuur – o local foi criado para proteger a espetacular paisagem montanhosa e espécies ameaçadas de extinção da fauna e flora desde 1965. O parque abrange território 773km², que tem Khorgiin Togoo (o vulcão extinto), belos lagos Terkhiin Tsagaan nuur, um grande número de animais e pássaros, e é definitivamente uma das melhores atrações turísticas naturais.

Resultado de imagem para Parque Nacional Khorgo-Terkhiin Tsagaan Nuur



  • Rio Chuluut Rio – o rio flui através dos vales das Montanhas Khangai. Ele tem 415 km de comprimento.
Imagem relacionada

  • Lago Huvsgul – é um dos maiores lagos do país e dispõe de uma das áreas mais espetaculares do país. Limitado a norte pela montanha Sayan e ao oeste pelo Horidol Saridag Range, o lago tem 136 km de comprimento e 36 km de largura que se estende de norte a sul.
Resultado de imagem para Lago Huvsgul






Hábitos da Mongólia

  • Um Mongol podia ter 30 esposas: Os mongóis levavam a tradição muito a sério. Se um mongol fosse pego com uma mulher casada, seus hábitos eram cortados. Se ele fosse pego na cama, ele poderia até ser morto, se ele fosse pego com uma mulher virgem e solteira os dois iam ser mortos. Contudo se ele se casasse com todas essas mulheres, ele não teria que se preocupar em ser morto, desse modo ele poderia ter quantas mulheres quiser, pu melhor quantas ele puder pagar. Havia um dote a ser pago por cada mulher, além disso era esperado que ele desse uma cabana particular pra ela, o Genghis Klan por exemplo possuía bem mais que 30 mulheres.

  • Guerra Psicológica: Os Mongóis gostavam de antes de lutar em uma batalha mexer com o psicológico do seu oponente, era muito valorizado aqueles Mongóis que faziam seu oponente se render antes das guerras começarem, eles conseguiam isso a partir das seguintes técnicas: se o exercito era maior, eles colocavam bonecos em sima de cavalos, como eles acendiam muitas fogueiras e soltava fumaça parecia que haviam muito mais soldados do que seus oponentes; Se o exercito inimigo era menor eles faziam uma longa fila horizontal e então eles colocavam galhos nas costas para dar a impressão que havia um grande exercito com eles.

  • Os Mongóis nunca lavavam as roupas: Eles temiam que lavar suas roupas contaminaria a água, infectando os dragões que controlam o ciclo de vida, jogando assim uma maldição a seu povo. Eles basicamente vestiam a mesma roupa todos os dias até que ela apodrece-se. Além desse medo havia um orgulho em ter o cheiro de sangue e de morte. Se algum Klan desse suas roupas a alguém, a honra não estava em possuir as roupas de um Klan, mas sim de carregar o seu fedor.
  •  Matar nobres era difícil: os Mongóis acreditavam que fazia mal para a terra conquistada, o sangue de seu antigo dono, por tanto matar nobres tornou-se mais difícil. Sufocamento e afogamento eram coisas muito tipicas, assim como diz a lenda que Genghis Klan matou um nobre derramando prata derretida em seu rosto.

      • Os Mongóis catapultavam corpos infectados: Houve um tempo em que os Mongóis lutaram uma guerra em meio a Peste negra em sua cidade, então eles resolveram pegar os guerreiros mortos pela peste e lança-los com a catapulta para o território inimigo fazendo com que eles (os oponentes) perdessem a guerra.

      • Por último eles também carregavam suas York, que eram cabanas, quando a cabana era branca significava que se os oponentes se rendessem ninguém iria morrer. Se os oponentes não aceitavam eles usavam uma outra cabana com a cor vermelha que significava que se eles se rendessem só os homens iriam morrer se os oponentes não aceitassem eles usavam a cor preta que significava que se eles se rendessem todos iam morrer.






      Curiosidades da Mongólia



      • Caçar com ajuda de águias-douradas treinadas faz parte das tradições da Mongólia

      • Há vários costumes que mostram respeito como: não se deve receber um presente com a mão esquerda,não se deve passar na frente de idosos, apagar a fogueira com água, apontar o dedo para alguém.
      Resultado de imagem para imagens de professores ensinando boas maneiras aos alunos
      • Eles tem como bebida tradicional o airag: leite com água fermentado. O gosto é de leite azedo. E pode causar problemas intestinais aos que não conhecem ou nunca provaram.
      Resultado de imagem para airag

      • O país entrou na Onu em 1961, mas só foi considerado um país em 1987 antes disso ele era considerado parte da China.
      Imagem relacionada



      • A Mongólia é um dos poucos países que tem os Leopardos-das-neves.


      • A Mongólia é um dos poucos países que possuem uma reserva para os Tahki: que são cavalos selvagens.




      • Bokn é um tipo de luto livre em que você só pode encostar o pé no chão, perde quem encostar qualquer parte do corpo sem ser o pé no chão.



      • Jamsaran é uma deusa mongol venerada antes do budismo. Seu nome significa cota de malha, porque é isso que uma deusa da guerra veste. Até hoje a imagem dela é representada no folclore.


      Comentários