Suécia - Noemy

História


Antes que existisse a monarquia ou até mesmo a Suécia como um país estabelecido, já existiam os famosos povos vikings. Além deles também viviam por lá os Samis, embora reduzidos eles existem até hoje.

Os Samis escolheram um pedacinho especial do país para morar. A incrível região é agraciada por dois fenômenos naturais: a aurora boreal no inverno e o sol da meia-noite no verão. Isso por si só já é um grande atrativo turístico, mas a região norte ainda oferece muitas outras possibilidades. 

Algumas das celebrações que acontecem na Suécia carregam significados seculares. O solstício de verão, por exemplo, é uma das datas comemorativas mais populares no país. O fenômeno da astronomia marca o início do verão, quando ocorre o dia mais longo do ano. O Natal é outro grande acontecimento por lá, como no Brasil. As celebrações já começam com um mês de antecedência. Dia 13 de dezembro acontece uma grande celebração chamada Lucia, onde uma mulher vestida de branco e portando uma coroa de velas, acompanhada de um coral, traz a luz à escuridão. A Suécia também se orgulha de ter todos os anos a maior árvore de natal de verdade do mundo. 

Os mercados de natal também são uma grande tradição no país. Eles acontecem em todos os finais de semana de dezembro até o dia 25 e oferecem comidas tradicionais, como as famosas almôndegas suecas e o drinque conhecido como Glögg (uma espécie de vinho quente e doce, temperado com especiarias como canela, gengibre e cravo). 

Outro evento importante no calendário sueco é festival Way Out West. O WOW é o maior festival de música do país. Ele acontece durante três dias em agosto, na cidade de Gotemburgo, e recebe cerca de 30 mil pessoas. 

A Suécia hoje serve de exemplo para o resto do mundo em diversos aspectos. Por lá, todos têm os mesmos direitos, oportunidades e obrigações, independente da sua orientação sexual, gênero, raça, religião, deficiência ou idade. Como exemplo disso, nas últimas décadas, a Suécia tomou medidas importantes para garantir que a comunidade LGBT tenha os mesmos direitos e oportunidades que todos os outros. Não é à toa que a Parada do Orgulho Gay de Estocolmo, que acontece desde 1998, já se tornou a maior celebração LGBT do norte da Europa. 

A Suécia também é um exemplo de sociedade que valoriza a igualdade de gêneros. Foram decretadas várias as leis ao longo do tempo que asseguraram que mulheres e homens tivessem os mesmo direitos e possibilidades. Um fato que chama a atenção no país é a licença parental, que garante três meses fora do trabalho para os homens que tiveram bebês. As crianças também são levadas muito a sério na Suécia. Elas realmente importam e são ouvidas, isso fica claro quando se olha para as leis, os programas governamentais e ONGs existentes no país.

https://www.terra.com.br/noticias/dino/suecia-um-pais-cheio-de-historia-para-contar,2483a56287fd8030005284379e3dc76bgg9venjl.html

Bandeira Suécia

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4c/Flag_of_Sweden.svg/2000px-Flag_of_Sweden.svg.png


Localização


A Suécia é um país europeu localizado ao norte do continente e cortado pelo Círculo Polar Ártico. Limita-se ao sul com o Mar Báltico; a oeste, com o Estreito de Kattegat; a leste, com a Finlândia; e ao norte e a oeste, com a Noruega. 

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/suecia.htm
Localização suécia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhq1MdMrpXNuzGXuK_jbhMRc98wAF8Ofppk67AhQdOoVqDEvRSpcD92mNHFSPdUcIvUNHkAGmaqlApajF-GgvIoWSVy1fpyw91gBed8-rIOb7RRSCuaht_H4TxcgiLBk9h2ey1Wrm9zjSk/s1600/Mapa-Suecia.gif



Hábitos 


1- Evitam seus vizinhos, muitos suecos que moram em apartamentos costumam olhar no olho mágico para conferir se os vizinhos estão no corredor. 

2- No café da manhã eles costumam comer pepino e pimentão. 

3- Lá eles não falam ´´senhor´´ ou ´´senhora´´ e sim ´´você´´, não importa a idade. 

4- Ao invés de “tim tim” no meio da mesa com as taças/copos de todo mundo, lá as pessoas devem levantar a taça e olhar nos olhos de cada um da mesa, mesmo se for um jantar com 50 pessoas.

http://www.morandonasuecia.com/2016/05/os-10-habitos-mais-estranhos-dos-suecos.html

Pessoas brindando 
https://assets.papodehomem.com.br/2016/06/15/17/02/39/04ec38cb-47e3-4edf-8858-5e0afb4943ac/inglaterra-12.jpg

Pontos turísticos

1- Museu Skansen

2- Museu do Vasa

3- Palácio real do Estocolmo

Curiosidades

1 - Antes de entrar na casa de um sueco, não se esqueça de tirar os sapatos. Todos tiram os sapatos, o que mantém a casa limpa e deixa à mostra as meias super bonitinhas que eles adoram usar.

2 - Não há nenhum problema em beber água diretamente da torneira.

3 - "Tack" significa "obrigado" e os suecos amam agradecer. É muito comum ouvir "obrigado pela última vez", "obrigado por hoje"...

4 - Falou em coleta seletiva os suecos separam absolutamente TUDO.

5 - Snus: um vício sueco. Um saquinho com tabaco que é colocado entre a gengiva e o lábio. Ele meio que substitui o cigarro em lugares fechados e não é proibido dentro das empresas.

http://www.morandonasuecia.com/2016/01/100-curiosidades-sobre-suecia.html

Saquinho com tabaco
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cd/Portioned_snus.jpg/1200px-Portioned_snus.jpg

Comentários